Alex Paganelli: “Tiro uma fotografia quando sinto uma emoção” - POSTER

16 Set Alex Paganelli: “Tiro uma fotografia quando sinto uma emoção”

Foi em Cabo Verde que Alex Paganelli tirou a fotografia que o viria a distinguir como um dos vencedores da Open Call do POSTER Mostra 2020. O quotidiano da comunidade local e o regresso dos pescadores do mar ficaram registados nesta imagem onde as cores, o calor e a confusão foram o cenário perfeito para o disparo.

Escolheste uma fotografia da tua aventura em Cabo Verde para concorrer à Open Call. Conta-nos um pouco da estória desta imagem.
Esta foto foi tirada na praia do Tarrafal, no norte da ilha de Santiago, em Cabo Verde. O que chamou a minha atenção foi o facto de que a praia desta pequena vila está literalmente dividida em dois: de um lado os turistas, do outro a comunidade local de pescadores. Decidi logo passar algum tempo com estes últimos. A foto é de um momento de confusão à volta de um barco que regressou do mar, para comprar o melhor peixe para revenda no mercado da vila ou consumo familiar. O sol é já alto por isso uma mulher colocou o balde para o peixe na cabeça como proteção do calor. Resulta numa imagem um pouco surreal e que convida a ser decifrada.

Já conhecias o POSTER? O que te levou a participar?
Sim já conhecia. Sempre achei o POSTER um projeto muito interessante, pelo facto de ser um evento público, bem como um meio para a divulgação da expressão artística.

Estás em Lisboa há cerca de 12 anos. Na tua opinião, o que é que esta iniciativa faz pela Arte na cidade e pela cidade?
É uma forma poderosa de criar cultura. Mas também um incentivo para a descoberta desta área da cidade, Marvila, tão encantadora quanto esquecida. É interessante que seja realizado também em outras áreas urbanas, não só no centro da cidade como habitualmente ocorre com outros eventos, mas também nos arredores e subúrbios. É aqui que as mensagens trazidas pelos posters podem ser não só recebidas, mas também amplificadas.

Nota-se que a tua fotografia vive muito de rostos, detalhes, situações simples do quotidiano. O que te atrai e queres captar neste género de ambiente?
Não faço muitos disparos. Tiro uma foto quando sinto uma emoção. É por isso que quando vejo uma foto que tirei, relembro muito bem a situação ou o momento exato de quando foi tirada.

Compra aqui o poster de Alex Paganelli. 
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

0

Your Cart