Category
VENCEDORES 2018
About This Project

Thásya Barbosa

Fotógrafa

site | instagram

 

Fotógrafa e designer gráfica, Thásya Barbosa encontrou no clique da câmara a sensibilidade estética que se faz para além de capturar imagens, permitindo contar histórias e (re)conhecer-se a si mesma a partir da alteridade, expondo o seu olhar conceitual através das pessoas que retrata.

 

Alma cosmopolita e coração de menina do Interior, constrói a sua poesia ao registar os corpos insurgentes. Inquieta, investiga o passado e encontra o futuro pela lente da sua câmara em busca da perceção de sua identidade.

 

Em 2017, foi diretora de arte e fotógrafa do curta “Barbeiragem”, produzido com Yasmin Thayná e Géssica Justino, exibido junto à instalação interativa no festival “Dá pra fazer”, patrocinado pela Rider. O Projeto “Barbeiragem” foi selecionado pelo Itaú Cultural para participar na “Mostra Diálogos Ausentes” no Galpão Bela Maré, no Rio de Janeiro.

 

Mudou-se para São Paulo em 2018, tendo trabalhos selecionados para a exposição “Recortes da Natureza Humana” na Gabriel Wickbold Studio and Gallery, colaborou com a coluna de Lua Leça na edição de aniversário da Revista WOW. Uma das suas fotos foi premiada pela Campanha “Abrace o Brasil” da Brazil Foundation, com curadoria de The 55 Project e exibição das suas fotos em eventos no Coco Bambu, em Miami, e em Nova York, nos Estados Unidos.

 

A série ‘Vista a Minha Pele’ é o desdobramento dessa pesquisa que se iniciou retratando o seu próprio corpo misturado a texturas, camadas e tecidos diversos, em que o desconforto e a sensação de aprisionamento geram, paradoxalmente, fotos potentes, ousadas e, principalmente, libertárias.

 

Mulher, negra, brasileira de Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro, contou com o apoio da família para se aventurar na cidade grande, onde rapidamente construiu o seu lar.

 

Thásya Barbosa representa uma geração pós-contemporânea de artistas autodidatas com uma representatividade de suma importância hoje, e sempre.

0

Your Cart