08 Out Rui Pinho: “A rua é o lugar dos posters.”

Quando pensamos em Albert Eistein, talvez a primeira imagem do criador da Teoria da Relatividade e Nobel da Física que nos ocorre seja a icónica fotografia do seu 72.º aniversário. Testa franzida, língua de fora e olhos arregalados numa resposta jocosa ao pedido para sorrir à objetiva. Passado mais de meio-século, o diretor de arte e designer de comunicação Rui Pinho decidiu integrar a foto numa série intitulada “Celebridades Animadas”, em que empresta a figuras célebres o olhar de personagens de animação: Michael Jackson surge com o olhar do Rei Leão, Kate Moss funde-se com a Betty Boop, Rui Reininho divide o protagonismo com o Tweety e Einstein transforma-se em Sponge Bob. “Tento sempre colar um personagem real a outro personagem de animação que tenham algo em comum. Neste caso, o amigo Albert, para chegar lá, teve que apagar muita coisa”, comenta com humor.

Quando teve conhecimento do Poster, através do Facebook, Rui resolveu concorrer à Open Call com este trabalho: “O que me motivou a participar foi mesmo o facto de ter a possibilidade de ver uma peça minha exposta na rua e despertar momentos espontâneos de boa disposição”, comenta, frisando que “a rua é o lugar dos posters.” Além de figurarem na loja do evento, os muitos rostos da série estão em T-shirts, em resultado de uma parceria entre a comunidade Sneakers Love Portugal e a loja de vestuário masculino portuense Wrong Weather.

Depois de 20 anos em agências de publicidade como a Idem, J. Walter Thompson ou a Grupo Barro, entre outras, Rui Pinho começou a trabalhar como freelancer. A decisão foi, de certa forma, estratégica: “Por vezes deixo-me ir ao sabor da corrente, da vida. A estratégia é fazer sempre o que gosto.” Uma máxima que foi beber ao famoso slogan da NBA de meados dos 90 e que é ainda hoje uma inspiração na sua trajetória: “I love this game.”

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

0

Your Cart